quinta-feira, 2 de maio de 2024

[RESENHA] A Princesa e o Globin

 


Livro: A Princesa e o Globin

Autor: George MacDonald

Editora: Principis

Páginas: 192

Os livros da editora Principis, modéstia parte, são marcados pelas ilustrações brilhantes, que me dão o primeiro impacto de me perguntar como eu ainda não tenho este exemplar?

A Princesa e o Globin é um livro de autoria de George MacDonald, um livro que me fez ver o mundo fantástico da magia infantil de forma diferente. Onde a magia e o sombrio mundo do conto de fadas se cruzam com o mundo infantil, fazendo com que a magia se perpetue a cada capítulo lido, e fazendo com que o anseio pela continuação tenha mais ainda um outro final feliz.

A História se passa na época da Era Vitoriana, a princesa Irene, vive no castelo, cercada de "criados", incluindo a sua aia, Lootie, mas como todo conto de fadas, nem tudo "são flores", a região do reino onde a princesa mora, abriga criaturas estranhas, conhecidas como Globins.

O deslanche tem por início quando Irene e sua aia passeiam pela região e acabam se perdendo, e o dia vai se findando, e os perigos noturnos assolando os nervos da Lootie, que preocupada em como vão fazer para voltarem ao castelo, se depara, para a felicidade de ambas, com  um jovem auspicioso minerador, chamado Curdie. Este por trabalhar nas minhas com seu pai, conhecia bem os Globins, até mesmo como espantá-los, cantando umas rimas não tão rítmicas, mas que para as criaturas era um verdadeiro terror.

Embora que a linha histórica de Irene e Curdie tenham se entrelaçado por um dado primeiro momento, ambos viverão paralelos nesta linha, até se cruzarem no final. Irene descobrirá que em uma de suas andanças pelo castelo, cheio de entradas e saídas secretas, ela achará uma passagem que a levará à uma velha senhora, que diz ser a sua tataravó, a história das duas se desenvencilha num mix de mistério, magia e que num diferencial momento, se torna realidade. Em paralelo, Curdie descobre que os Globins estão armando algum plano, em um de seus dias nas minas, ele escuta as criaturas conversando, e desconfia de alguma artimanha.

O diferencial e o deslanche desta história só se dará pelo singelo encontro familiar entre Irene e sua Tataravó, e por conta da auspiciosidade de Curdie.

Share:
Local: Fortaleza - CE, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário