terça-feira, 30 de março de 2021

[RESENHA] Arsène Lupin : Contra Herlock Sholmes


Livro: Arsène Lupin : Contra Herlock Sholmes

Autor: Maurice Leblanc

Editora: Principis

Páginas: 220

Sobre o segundo livro de Arsène Lupin, confesso que apreciei - o de forma direta, principalmente com a participação de Herlock Sholmes(Sherlock Holmes). As histórias continuam sendo ludibriantes, intrigantes, detalhistas, e melhor que elas em si, são os seus desfechos, uma história envolvendo a outra, parecendo uma série de TV. Detalhe: Muitas vezes eu paro a leitura, para assimilá-la e para a minha própria diversão, pois assim posso me deleitar com os acontecimentos várias vezes.

Neste segundo livro, contemplamos a saga série da Mulher Loura, que se rebusca nas histórias, em primeiro e segundo episódios:

► Primeiro Episódio - A Mulher Loura

Número 512, série 23: Uma história enigmática envolvendo o senhor Gerbois, sua filha Suzanne, uma escrivaninha, de Napoleão I, um bilhete de loteria, cujo o prêmio era um milhão de francos, Arsène LupinGranimard e a Mulher Loura.

O diamante azul: Se passa no pequeno palácio que o Barão d'Hautrec herdara de seu irmão, aos cuidados da irmã Auguste(freira), da Senhorita Antoinette, e o criado, Charles. A repercussão deste caso se evolui a tal ponto com outros futuros acontecimentos, que se faz o requerimento da presença do enigmático Herlock Sholmes, para participar do desvendamento do(s) crime(s), a trama continua com Arsène Lupin, Granimard, a Mulher Loura, a Condessa de Crozon, entre outros personagens não menos importantes.

Herlock Sholmes inicia as hostilidades: HS foi requisitado para os desvendamentos dos crimes paralelos, nos quais Granimard, acredita que AL, esteja envolvido. Para Sholmes só há um crime, as sequências das histórias são apenas gatilhos. Mais um gatilho fora disparado, ainda sobre o diamante azul, no castelo de Crozon, o Conde e a Condessa estão devastados com a situação.

Um pouco de luz sobre as trevas: O senhor Wilson, parceiro de HS, é pegue de surpresa pelas artimanhas de AL, pelo desfecho deste, Herlock tem uma visão de tese sobre a arquitetura dos prédios que aconteceram determinados fatos da trama, a chamada, luz no fim do túnel. Apenas um detalhe para que consiga mapear as ações de Arsène.

Um sequestro: O mapeamento, a lógica e a espertice de Sholmes, foram capazes de encurralar a Mulher Loura, porém, a astúcia da mesma e de Lupin, foi em contrapartida mais estratégica.

A segunda prisão de Arsène Lupin: A espertice é o golpe de chave em uma batalha. O jogo enigmático entre Lupin e Sholmes é de uma luta memorável.

► Segundo Episódio - A Lãmpada judaica: Herlock um certo tempo depois, recebeu uma visita intrigante, do Barão Imblevalle, indagando o roubo de uma lâmpada, que continha uma joia preciosa. E ao mesmo tempo, recebe uma carta, escrita por Lupin, aconselhando - o a não fazer a tal da investigação. Porém o desfecho desta história é totalmente diferente dos anteriores.

Boa Leitura!
Share:
Local: Fortaleza - CE, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário