segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Não se apega, não

Não se apega, não - Foto: Divulgação
Livro: Não se apega, não
Autora: Isabela Freitas
Editora: Intrínseca
Páginas: 256

Não se apega, não... é um livro narrado em primeira pessoa, pela sua personagem principal Isabela. Este por si tem  um misto de significados que não é possível classificá-lo. Pelo lado pessoal e crítico creio que exista nele de modo incisivo, mas sutil, a propagação da "Lei do Desapego".

Isabela uma guria de vinte e dois anos de idade, residente em Juiz de Fora, Minas Gerais, termina o seu namoro de dois anos com Gustavo. Os amigos e conhecidos diziam que a decisão tinha sido um tanto equivocada, pois o guri era o "garoto dos sonhos" de qualquer garota. Após o término do relacionamento, Isabela dera início à uma série de perguntas, se questionando como pudera ter insistido em um relacionamento que de fato tinha se constituído pelo comodismo. A partir disto, outros pensamentos desencadearam na mente da moça, tais quais, se curtir, sair para ir à uma balada, relacionar sem compromisso mas sem perder o romantismo, entre outros. Como consequência, o livro é recheado de um misto de sentimentos, como solidão, ciúmes, decepções, tristeza, até por fim, encontrar a sua felicidade.

Mas pensando nisso, seria redundante dizer que poderíamos nos "Apegar ao Desapego" ou "Desapegar do Apego do Desapego", e isto dar início a uma estrutura de repetição sem fim?

Creio que o termo apegar e desapegar são erroneamente empregados, nenhum desses deveria causar dependência, nem de mais e nem de menos, nem de submissão e nem de desprezo.

Mas, voltando ao contexto, creio que o livro tenha sido escrito justamente com o intuito de se ter a "deixa", mas não do final do que seria e como seria a vida de Isabela, nem de seus melhores amigos, Pedro e Amanda, e nem de outros personagens, mas com o misto de várias "alfinetadas" que a vida pode nos dar, e uma opção de caminho a seguir, consecutivamente refletindo assim em um livro com passo - a - passo de como se comportar e seguir em certas ocasiões, e/ou Auto ajuda.
Share:
Local: Messejana, Fortaleza - CE, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário